OAB suspende advogado que deu tapa em rosto do outro em Fortaleza; veja vídeo
11/04/2025
(Foto: Reprodução) Um vídeo mostrou dois advogados discutindo próximo ao Fórum Clóvis Beviláqua, quando um agride o outro. Vídeo mostra advogado agredindo ouro com tapa no rosto em Fortaleza.
O advogado filmado agredindo outro com tapa, em Fortaleza, foi suspenso após decisão da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE). A suspensão foi divulgada nesta sexta-feira (11), um dia após a agressão (veja no vídeo acima).
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Osmar Lucena Neto foi filmado discutindo com Frederico Ricardo Perez Silveira na frente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), entidade vinculada à OAB-CE. Durante a discussão, Osmar agrediu Frederico com um tapa.
“Além da suspensão com prazo máximo de um ano, ou até que a medida venha a ser substituída por suspensão preventiva, ficou determinada a comunicação da decisão ao Poder Judiciário e a todos os órgãos da OAB, para registro no Cadastro Nacional de Advogados (CNA) e no Cadastro Nacional de Sanções Disciplinares (CNSD)”, disse a entidade.
“[... ficou determinada] a intimação do advogado da presente decisão e devolução de sua carteira profissional, a qual deverá permanecer retida enquanto perdurar a suspensão; e a adoção das providências cabíveis no âmbito do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE”, explicou a OAB/CE.
Discussão próximo a fórum
Advogados brigam em frente a sala de apoio da OAB-CE.
Reprodução
A discussão aconteceu próximo ao Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. O advogado que aparece sendo agredido, Frederico Ricardo Perez Silveira, disse que não conhece o agressor, e que desconhece o real motivo da agressão. Frederico disse que estava do lado de fora da CAACE, quando viu o agressor indo embora e deu boa tarde, mesmo sem o conhecer.
“Porque eu falo isso para todas as pessoas, por educação, por civilidade, ele se virou, retornou e começou a me agredir verbalmente, me chamando de vagabundo, de filho da ****, porque eu ‘atravessei’ o processo dele, que eu nunca mais atravessasse o processo dele, porque ele ia me matar de porrada”, relatou o advogado.
“Só que eu nunca vi esse cidadão na vida, não o conheço, não sei quem é ou o que levou ele a falar isso. E só por desencargo de consciência, em seguida, eu fui conferir os meus processos, todos que eu tenho na Justiça, e nenhum processo, nenhum único processo, tem ele como adversário, como advogado da outra parte”, complementou o advogado.
O outro advogado é Osmar Lucena Neto. Ele disse que a briga iniciou com Frederico devido a um processo que Osmar teria perdido. "Eles me deram um prejuízo de R$ 650 mil na Justiça Federal. Um processo arquivado", disse.
"Essa situação que aconteceu hoje foi para dizer 'saia de perto do meus processos, porque o que vocês me roubaram, vocês vão me pagar'", falou o advogado.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará