Prefeitura de Fortaleza envia projetos para regulamentar motociclistas de app e reduzir IPVA em 50%
02/12/2025
(Foto: Reprodução) Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, envia à Câmara projetos sobre motociclistas de app.
A Prefeitura de Fortaleza enviou à Câmara Municipal, nesta terça-feira (2), dois projetos relacionados aos serviços de motociclistas na capital. Uma das propostas prevê desconto de 50% no IPVA para motociclistas; a outra trata da regulamentação do serviço de transporte de passageiros e entregas.
O texto em análise pelos vereadores estabelece regras municipais para a prestação do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros por motocicletas e de entrega de mercadorias, quando intermediados por plataformas digitais. A regulamentação define responsabilidades, requisitos de segurança e padrões de qualidade para a operação desses serviços no município.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A proposta de incentivo institui o Programa Municipal de Incentivo ao Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros e Mercadorias em Motocicletas, Ciclomotores e Motonetas. O objetivo é estimular a formalização, regularização e melhoria das condições de trabalho dos profissionais cadastrados pelas empresas operadoras de aplicativos.
Para participar do programa, o motociclista deve estar em dia com o pagamento do IPVA e tributos municipais, possuir cadastro ativo e regular junto à Etufor, não ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos 12 meses anteriores ao pedido e utilizar veículos com cilindrada máxima de 160 cm³, devidamente licenciados e em conformidade com as normas municipais.
Prefeitura de Fortaleza envia projetos para regulamentar motociclistas de app e reduzir IPVA em 50%.
Bruno Peres/Agência Brasil
A comprovação de vínculo ativo com a plataforma de transporte ou entrega é necessária para obter, renovar ou manter o benefício do desconto de 50% no IPVA. Entre os critérios estão: exercer a atividade de forma efetiva nos últimos 30 dias, realizar no mínimo 3.000 viagens ou entregas no ano anterior e comprovar a atividade de forma contínua e eletrônica, via integração tecnológica entre a plataforma e a Etufor.
O desconto no IPVA poderá ser aplicado no veículo de propriedade do motociclista beneficiário do programa ou no veículo de um parente de primeiro grau indicado por ele.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará